BIOGRAFIA



"Almaplana é uma alma da planície. Com abordagem musical baseada numa composição de violino, contrabaixo, guitarra e voz, Almaplana traz consigo o perfume de um Alentejo inteiro; de um país; de um pequeno mundo. É esta a raiz do trabalho desenvolvido pelo grupo formado em 2003. Almaplana será sempre um registo clássico, mas será também um olhar diferente sobre o fado, o cante, o tradicional português e não só. É por aqui que o trio eborense explana toda a sua arte; e explana-a recorrendo tanto ao universo mais tradicional como ao universo mais roqueiro - o “Circo de Feras” é mesmo o dos Xutos & Pontapés. E recorrem tanto ao tradicional português, como aconteceu com o alentejano “Rouxinol Repenica o Cante”, como ao tradicional de outros meridianos, neste com a repisada “Misirlou” grega. No fim, fica uma abordagem musical sentida, “entre o tradicional e o contemporâneo numa belíssima fusão de bom gosto“. - Blog A Trompa

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Almaplana nascem em Évora, no ano de 2003, levando aos palcos temas de outros grupos num formato mais intimista através do violino,
contrabaixo, guitarra e voz. Logo participam em vários programas televisivos e radiofónicos.

Em 2005 compõem os temas originais para a banda sonora da curta metragem “The Fifth Step”, realizada por Donna Mabey, Mariana Conde e Josephine Reynolds, nomeada para os prémios de melhor produção e pós produção, sendo por fim galardoada com o prémio de melhor som, no “Finest Film Awards” da Escola Internacional de Cinema do País de Gales. 

No mesmo ano são convidados a atuar em direto no programa “DiverCidades” da RTP Internacional. 

Em 2006 representam Portugal no festival “Let’s Share Cultures” em Budapeste (Hungria) e atuam ao vivo e em direto no programa "Portugal Azul" da RTP 1. 

2008 é o ano do lançamento do primeiro álbum "Almaplana" e no ano seguinte, participam no Projeto Oralidades, incluído no Festival Europeu de Músicas do Sul. 

Em 2010 realizam um concerto de Homenagem a Serrão Martins no Auditório Municipal de Mértola e no ano seguinte atuam no Auditório da Biblioteca Municipal Santa Maria da Feira, na Gala "Prémio Solidário" 

Em 2012 atuam ao vivo no programa "Prove Portugal" da RTP 1, nos claustros da Sé Catedral de Évora e no programa "A Festa É Nossa" do mesmo canal. No mesmo ano, participam no documentário "Enquanto Dormes". 

Em 2013 participação no documentário internacional "O Trilho dos Pescadores".

Em 2020 participam na banda sonora do documentário "Sousa Martins - Vida e Culto" da RTP.

Em 2023, para comemorar os 20 anos de existência, preparam-se para lançar mais um álbum.





Sem comentários:

Enviar um comentário